Lógica no Caos

Michelangelo,_Giudizio_Universale_02

Quero que saiba que lamento todas as lágrimas que te fiz chorar, todas as lágrimas que chorei por você – mas lamento ainda mais todas as decisões que tomei por medo das lágrimas. (Pedro Chagas Freitas)

Existe uma lógica no caos. Não fui eu quem inventou isso. Bauman e Eco já falaram sobre uma possível ordem no meio da desordem, e nada tem a ver com borboletas e furacões.

O que importa é que o caos é aquilo que vem depois. Depois da guerra, do tsunami, de uma grande catástrofe…. enfim, depois do pior, vem o caos (leia-se como superlativo de pior).

Em outras palavras, o caos é o que sobra. Uma desorganização complexa que chega a atingir a onipotência, quando não a onipresença. Sim. O Caos devora você por dentro como um cupinzeiro, faz. Por fora uma estrutura bem definida, aparentemente resistente. Mas por dentro, um tecido fragmentado, perfurado, carcomido.  O caos é isso: o extremo da vulnerabilidade.

E onde está a lógica em tudo isso? A lógica está em se render. Aceitar o fato de que o passado é apenas história. O presente já não existe. E o futuro é o zero absoluto. Somente o caos consegue fazer isso. Consegue zerar. É como se o caos fosse uma grande gestante que devora você com tudo dentro, mastiga suas expectativas, engole seus planos, conceitos e prioridades.  Em troca, dará a luz a um novo você. Te jogará no mundo nu, não de roupas, mas de perspectivas.

Assim, a lógica do caos está em se ter à frente novas possibilidades para fazer novas escolhas. Desta vez sem medo.

O mesmo caos que destrói, também reconstrói.

Anúncios

Sobre Renato Lima

Jornalista, psicólogo, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 18/06/2017, em Sem categoria. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: