Não somos o que sentimos, mas podemos ser

tumblr_nnkppqDODQ1sszcpso7_1280Ultimamente eu ouvi várias vezes a expressão “o que somos, a não ser aquilo que sentimos”… Soava nos meus ouvidos com tanta convicção que por pouco quase me deixei levar por essa “filosofia de vida”.

Certamente ela explica muita coisa. Mas diante de tanta dor, sofrimento e tristeza eu pude olhar para mim mesmo e, simplesmente, eu não poderia aceitar SER tudo aquilo que estava sentindo!

Então me lembrei de um versículo da bíblia, em Jeremias 17:9 “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto quanto ele”. Em outra tradução esse mesmo versículo fala que “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa. Quem o conhecerá?”.

Se há mais de dois mil anos os homens questionavam o coração como uma “terra estranha”, como posso, então, entregar tudo o que sou ao que sinto? É fato que em um único dia podemos sentir tantas coisas diferentes, contraditórias e confusas. Emoções que afetam o humor, o comportamento, as tomadas de decisão.

Todo mundo dentro de si carrega, necessariamente, as quatro emoções inatas do ser humano: felicidade, tristeza, raiva e medo… Somos a soma, a mistura, a fusão e sinergia desses quatro pilares…. Ora um fica mais evidente, ora outro… e isso é o que nos move para a auto-preservação e multiplicação, mas não o que nos define!

Realmente definir o nosso ser apenas pelos sentimentos é limitar toda a complexidade que é o ser humano. CE2vlKfWgAAcD3-Não consigo acreditar que somos o que sentimos. Mas acredito que podemos ser, sim, o que sentimos. Da mesma forma que podemos ser o que pensamos. Na verdade podemos ser o que quisermos ser. Nos tornamos aquilo em que acreditamos e de certa forma isso passa a fazer sentido pra quem acredita.

Somos um “tornar-se”… a vida é um gerúndio de crescimento, aprendizagem, mudança…. “Nada é mais simples, não há outra forma, nada de perde, tudo se transforma” (J.D.)

Há momentos em que é necessário contrariar os sentimentos para seguir em frente. Eles vão continuar lá, gritando….. Mas é preciso se apoiar na fé naquilo em que se acredita.

Afinal, somos as nossas próprias escolhas e todas as consequencias advindas… Mas não só isso, somos também as escolhas que ainda iremos fazer!

“É hora de se guardar, um segredo no coração

Sobre Renato Lima

Jornalista, psicólogo, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 15/07/2015, em Mood e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário