Escrevo meu luto para que, o seu, não seja em vão

not_in_vain_by_savagesin-d32gd3m-490x265

Há cerca de 30 horas eu soube da morte de um colega. E, as 29 horas passadas eu apenas lamentei e reproduzi todos os comentários clichês de um luto. “Jovem demais para morrer”, “…foi uma grande perda…”, “estava apenas começando sua carreira”…..

Mas na trigésima hora a ficha caiu! Por um momento me senti culpado por estar vivo. Em outro momento, a presença da morte, ali tão perto, me fez querer viver ainda mais.

As últimas lembranças tornam-se memórias vivas….. Não éramos melhores amigos. Mas o destino nos reservou um tempo de amizade. Em poucos minutos trocamos confidências. Então ali não morria apenas uma pessoa conhecida…. morria os segredos revelados, as risadas não poupadas, os sonhos compartilhados…

Escrever meu luto é uma forma de não me permitir que simplesmente seja assim…. efêmero…

Ninguém sai de casa esperando a morte…. mas também ninguém tem a certeza de que irá voltar. Não há como saber se vou conseguir escrever esse texto até o último ponto final, por exemplo. Mas até lá eu posso escolher cuidadosamente cada palavra, respeitar com a pontuação, colocar em ordem a narrativa….

Então já não é mais a quantidade de dias vividos que importa. Afinal, o relógio da vida segue um compasso misterioso. Mas é fazer de cada dia, o melhor vivido.

Eu gostaria que a única surpresa, na minha morte, seja o dia e a hora. Que cada mensagem póstuma não seja uma novidade…. Que cada pessoa no meu velório seja previsível… Que os acertos sejam feitos em vida, a cada dia…. assim como as manifestações de apoio, afeto, carinho… que as verdades sejam ditas nos olhos… que o único gerúndio, seja a saudade!

Não será em vão!

Sobre Renato Lima

Jornalista, psicólogo, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 03/03/2013, em Mood. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

