O Toque de Midas

Quando eu era criança ganhei uma coleção de livros infantis. Me divertia com as histórias que de infantil não tinham nada. Por tras dos desenhos exagerados e fantasias que embalavam muitos sonos, mensagens subliminares manipulavam o sentido das palavras.

… Lembro-me que em  uma dessas história havia um Rei que havia conseguido aquilo que ele mais queria. O poder de transformar tudo em ouro, em apenas um toque. Ora, qual o problema em transformar objetos, muitas vezes velhos, sem importância, no mais precioso dos metais? Dar mais brilho e valor sem roubar nada de ninguém?

O Toque de Midas seria quase uma benção, afinal, havia um poder transformador nas mãos daquele Rei. Mas a história narra também que certo dia o Rei tocou na própria filha, revestindo sua única herdeira do metal duro e seco. Não me lembro se foi uma abraço, um beijo, ou simplesmente um toque, talvez em um momento de carinho e afeto entre duas pessoas que se amam…. um gesto plausível e natural, que mudou a vida da familia real para sempre.

Imagino a filha estátua com uma lágrima de ouro, congelada do rosto frio e reluzente. Não me lembro como a história terminava, mas não esqueço o pranto daquele Pai….. um choro de amor… interminável, inconsolável…..

Pra mim que aquele Rei estava fadado a ser infeliz….. Se não fosse pelo excesso de riqueza, que levou a transformação da própria filha em um bem, seria pela falta da filha, ou mesmo das riquezas, sendo consumido pela amargura e avareza. Com ouro, sem filha. Com filha, sem ouro. Talvez o destino do Rei seria escolher das infelicidades, a menor. Talvez nem todas as histórias tenham um final feliz….

 

Anúncios

Sobre Renato Lima

Jornalista, estudante de psicologia, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 08/07/2011, em Mood e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: