Rapel Aventura – Cachoeira do Inferninho (Campo Grande MS)

Renatolalonge enfrenta mais uma aventura, desta vez é uma descida de quase 40 metros pela Cachoeira do Inferninho, em Campo Grande-MS, na saída pra Rochedo. O lugar ganhou a alcunha por suportamente ter sido lugar de desova de cadáveres na década de 80, mas quem visitapercebe que o local está mais para “Paraíso”.

Depois das instruções em terra firme, o grupo formado por mim, Iracy (minha mãe), as irmãs Ana Isabela e Andréa Rampi, Vanessa Campos e o casal Willian e Nairara começamos a vestir os equipamentos de segurança. Alias, segurança foi o que a dupla de bombeiros e funcionários da empresa Altitute Esportes Radicais, Henrique e Marcos, nos garantiram em todos os momentos. Cada corda tinha capacidade para aguentar 1,5 toneladas…. Nunca me sentir tão leve com maus 70 quilos!

Colocados os equipamentos é hora da descida, a queda equivale a um prédio de 12 andares, porém as chuvas dos últimos dias aumentaram o nível do Córrego Ceroula, e a vazão da cachoeira ficou muito intensao. O barulho e a força da água garantiram bons gritos de adrenalina.

A primeira vez é um pouco desconfortável (alguém discorda?), mas com jeitinho deu tudo certo e foi sem problemas…. Eu me voluntariei sem medo! Na segunda já quis fazer graça e exprimentei a vertical. Travei minha corda e virei de cabeça para baixo, segurando o corpo com os pés enrolados na corda, bem ao estilo Missão Impossível. Na terceira vez já me sentir o Rei do Rapel, descemos eu, Henrique e o William e coreografamos os saltos e pulos para as laterais explorando o paredão molhado.

Mas a aventura não estava somente na descida, subir para a superfície exigiu muita força, elasticidade e estratégia para pisar em pedras e raízes de árvores.  Ninguém se machucou.

Além da prática esportiva, da aventura e da emoção…. Estar no meio de um santuário natural é uma experiência arrebatadora, o aroma do lugar, a umidade, as cores, a vida pura e simples do lugar renova as forças, relaxa a mente e inspira a querer viver mais e melhor.

Infelzimente o homem já deixou sua marca no local, sugeira de material inorgânico, como garrafas pets e outros plásticos até fralda descartável envergonha a nossa espécie. Isso me faz lembrar de uma frase da Marina Silva que eu acho bem propícia: “A Natureza não sabe se defender, mas se vinga como ninguém”. #PenseNisso

Sobre Renato Lima

Jornalista, estudante de psicologia, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 24/01/2011, em Viagem e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. olá, vc mora onde? preciso de pessoas para gravar um programa de turismo sobre rapel, pode me ajudar? obrigada

  2. Bom Dia! lindas imagens, gostaria de saber de onde é essa Agência “Altitute Esportes Radicais”? Tenho interesse em fazer rapel, nunca fiz em cachoeira, não sei se teria coragem, vc sentiu muito peso na mão?

    Obrigada

  3. Olá,
    Tambem sou amante de aventura, sou ciclista epratico rappel, gostaria de saber se vc tem algum grupo que pratica rappel em Campo Grande, moro aqui e não tenho conhecidos para a pratica na cidade.

    Abraço

    Alexandre

    • Ol Alexandre, to na correria do trabalho e s vi seu e-mail agora. Teve rapel neste domingo !!!! Faz assim anote este nmero: Ricardo – 9111-2021, ele bombeiro e instrutor de Rapel, pode ligar dizer que foi eu quem indicou e combinar com ele quandi tiver grupo de rapel. Vc tambm pode chamar uns amigos e agendar com ele, s vcs!

      Eu pedalo nos find de semana no parque dos poderes e quando sobra tempo curto esportes radicais tambm. Vamos conversando quem sabe a genter marca alguma coisa! Abraos e se cuida! Renato Lima

    • ola tabm to querendo montar um grupo, pratico rapel sozinho e sou apaixonado por isso… entre em contato comigo… fabio: 9296-2355 valewww..

  4. Marcel Monteiro

    Alexandre e Renato:

    É o seguinte, tenho uns amigos de São Paulo que estará vindo pra Campo Grande dia 8 de abril e eles vem somente pra praticar rapel. Vai ser a primeira vez que vou praticar rapel, caso vcs tenham interesse dá um toque aí. E cara, eu moro aqui há um tempão mas tô por fora de lugares bons e que nao cobram pra prática de rapel. Além do Inferninho, quais lugares vcs indicariam pra gente?

  5. ola! bom dia..gostaria de saber como posso fazer rapel em campo grande!! se precisa de uma inscriçao,taxa,os dias que fazeram a descida,quem procuro,onde procuro essas coisas do tipo!!

    DESDE DE JÁ GRATO!!

    GILSON

  6. Tenho um grupo que faz trilha d ebike, e estao interessados em fazer rapel. se toiverem intgeresse em conversar.

  7. boa tarde galera estou começando agora a pratica do rapel e modestia a parte é muito bom, revigorante.
    e estou com algumas duvidas na hora de montar um equipamento.
    acabei fazendo umas pesquisas sobre rapel e alguns equipamentos mas queria saber de voces que estao na ativa…
    queria algumas dicas em relaçao a marcas e custo beneficio, e abrir um dialogo onde podemos discutir sobre os equipamentos:
    – Corda
    – Mosquetao
    – Mosquete
    – Freio 8
    – Grig
    – ATC
    – Fita Expressa
    – Assessor Auto-blocante
    -Capacete
    – Cadeirinha

    • Boa tarde Rafael!
      A respeito da aquisição de equipamentos pode acessar o site: http://www.altitudeloja.com.br
      Já no que diz respeito a informação, estamos criando um blog para postarmos instruções, informações, comentários, novidades… tudo relacionado a atividades de altura e salvamento em geral (altura, aquático e terrestre). Lembrando sempre, antes que iniciar uma atividade, analisar sua segurança.

Deixe um comentário

