Retrospectiva Musical – Quem e o que valeu a pena ouvir em 2010

Estamos na semana oficial das “Retrospectivas 2010”, na TV, jornais, imprensa… todo mundo abrindo o baú dos últimos 12 meses, relembrando os acontecimentos do ano! Eu também resolvi fazer a minha retrospectiva pessoal….

Neste post vou falar das 10 músicas e intérpretes que mais me marcaram ao longo do ano de 2010. Eu sou do tipo que quando descobre uma música ouve até “pegar nojo”!

Em 2010 aconteceram coisas interessantes na minha vida musical…. eu Descobri que não sou ECLÉTICO! Essa era a minha resposta automática quando me perguntavam sobre que tipo de música eu curtia…. espontaneamente dizia “sou eclético” (mentiroso e hipócrita, também…)

Eu sempre fui muito segmentado com música, nunca ouvia o que todo mundo ouvia… e era fiel aos meus cantores, bandas e estilos (Los mismos los Siempre). Então decidi fazer algumas mudancinhas na minha JunkieBox…

1)      Decidi que ouviria mais cantores brancos… (coincidentemente, 95% das musicas que eu ouvia eram de cantores(as) negros(as)… incluindo a Joss Stones –  pra mim é uma negra que nasceu em outro corpo!

2)      Decidi também ouvir os “Hits”, para isso fui ouvir rádio… pra saber o que faz sucesso popular…. O problema que a única rádio que eu ouvi em 2010 era www.accuradio.com (ouça e entenderás…)

3)      O que eu não consegui foi ouvir mais músicas brasileiras….  é, mybad… Sei lá, não é nada pessoal…. Constatei que não ouço música brasileira…. Sei o que toca nos programas de domingo e talz… mas num baixei uma música brasileira em 2010… Tinha apostado todas as minhas fichas na Shirley Carvalho… mas ela anda decepcionando…. então… estou esperando alguém me cativar novamente!

Bom….. vamos à lista….. Os TOP10 de 2010 quesito MÚSICAS MAIS OUVIDAS, são:       (em ordem aleatória)

1) You Pulled Me Through – Jeniffer Hudson

Por pouco Jennifer Hudson não entra na lista – e eu já estava achando estranho – Mas essa música apareceu nos 45, do 12º mês! Bom, eu acompanho a Miss Hudson desde Américan Idol (Ficou em 7º lugar em 2004), depois ganhou Oscar por DreamGirls e ainda fez Sex And City e, mais recentemente A vida Secreta das Abelhas, mostrnado ser tão boa atriz como cantora. Mas o jeitão frio nas apresentações faz algumas pessoas achar que ela é metida ou distante, eu diria contida… as vezes é difícil arrancar uma emoção dela nos palcos…. Mas Essa música é puta emoção. A letra – belíssima – retrata o difícil momento familiar que ela passou, quando seu sobrinho foi seqüestrado, etc… Mas – no meu caso – transportei a letra para quase uma oração, poderia ser cantada perfeitamente nas igrejas neopentecostais…. Quase uma relação íntima entre Deus e o Homem e o mistério da salvação. Simplesmente fantástico! É o típo de música para colocar o Repeat One.

2)      Just a Dream – Sam Tsui

Ele não tem nenhum CD gravado, mas é uma estrela do YouTube,  suas versões originais, criativas e muito bem “aranjadas” – com o apoio do super instrumentista Kurt Schineider – na minha opinião, ele consegue deixar os HITS mais interessantes que na versão famosa das estrelas pop! O talento dele já o levou a programas como Oprah e Ellen. Outro ponto alto são os  “MashUp”, mixagem e fusão de duas músicas. Na voz e versão de Sam Tsui, sucessos de Rihana, Katty Perry e Paramore ganham estilos revitalizados, e bem melhor! Guardem esse nome!

3)      Why  Don´t You Do It Right – Rebecca Ferguson

A Rebeca já ganhou aqui um post especial pra ela. (merecido) Mesmo com um repertório do concurso, qualquer musica poderia retratar o talento e personalidade dela. Mas essa que eu escolhi ainda resgata os blues americano da década de 1960, com toda a malícia e o timbre negro. Sem dúvidas Rebba vai brilhar muito em 2011 e sua timidez é um grande charme!

Muitas vezes é bem isso que perguntamos pra quem amamos “Porque você não faz isso certo?” Think about it!

Vale a pena curtir!

4)      Beyond Measure – Jeremy Camp

Jeremy é um antigo irmão já….. Com um repertório 100% aprovado, cheio de personalidade e estilo próprio. Beyond Measure foi a música que eu mais ouvi enquanto dirigia….com direito a cantar o refrão em voz alta no sinal vermelho.

Beyond Measure = Além da medida… é muitas vezes o que nós precisamos… acreditar que podemos superar os limites e a nos mesmos.

Jeremy é um roqueiro melódico, com boa voz, e autor das músicas que grava. Vale a pena segui-lo no twitter também.

5)      My First Kiss – Ke$ha

Eu ainda não sei se ela é rebelde mesmo ou só faz tipo, Ke$ha se diferencia das celebridades musicais da sua geração. Essa foi a música mais ouvida na academia…. Dica pra quem quer correr na esteira ou bicileta…. a música da um “gás” extra – principalmente quando falta aquele fôlego – . Confesso que jamais iria encontrar essa dita cuja se não fosse um amigo a me apresentá-la. Ele sabe tudo de Pop, então dei um crédito….A letra é meio infantil, assim como todo o repertório da Ke$sha, mas em especial essa música marcou um momento muito legal na minha vida!

Talvez valha a pena se abrir a novas experiências (musicais)

6)      Her Morning Elegance – Oren Lavie

Oren Lavie foi minha grande descoberta do ano. Cantor Israelense, radicado em Londres, tem um ótimo trabalho de pesquisa e produção musical. Seu primeiro álbum, The Opposite of the Sea, apresenta músicas próprias com versão artística mesmo…. Her Morning Elegance, pra mim tem um dos melhores clips musical (em stop motion), é uma musica gostosa de se ouvir, sobretudo por resgatar o estilo Folk!

Oren foge do estilo comercial, por isso ou vc gosta ou nao. Mas em cada track a gente ve o cuidado no arranjo, melodia e letra. O cara sabe o que faz. Acho que temos que valorizar quando surge alguém que não está apenas interessado em vender CD.

7)      Night Run – Renèe Aubry

Eu considero muito a letra de música (principalmente em inglês) afinal, preciso saber o que eu estou declarando  quando canto. Mas 2010 foi o ano das músicas sem letras…. Foi o período de sinestesia musical…. parti para uma pesquisa de trilhas sonoras e músicas instrumentais compostas para filmes, seriados, enfim, com uma face mais dramática….. Então encontrei dois mestres no assunto e logo virei fã… Renèe Aubry (foto) e Hans Zimmer…. que agora engordam meu Itunes junto com a trilha de Amelie Poulin. Baixei também e indico, as 24 trilhas do seriado Dexter, muito bom! Night Run foi uma apresentação ao vivo, espontânea e muito envolvente!

8)      Key of David – Jason Upton

“Nothing gonna hold me back”… essa foi a frase que me prendeu nessamúsica do Jason Upton, um dos músicos mais loucos que eu já vi…. nada previsível, Jason prega enquanto canta e não não demora suas músicas levam 11, 12 minutos… misturando melodia com espontâneo…. Essa música foi minha grande companheira nas minhas pedaladas pelo Parque dos Poderes.

É como se ele conversasse com você. Em momentos de tensão, depressão, tristeza, enfim…. quando bater aquele aperto, tenha sempre Jason Upton por perto!

9)      Vanilla Twilight – Owl City

Owl City foi um grata surpresa que tive…. é preciso dar crédito à proposta sintética e pueril do Adam Young, e dar o braço a torcer à toda iniciativa em compor músicas simples e cativantes. Parece que aqui no Brasil só chegou “Fireflies”, mas Vanilla é uma das melhores…..  Mas ouço todo o repertório sem problemas!

Tá certo que ele faz um estilo “AmericanEmo” – diferente do Emo Brasileiro, diga-se de passagem. Adam começou quase numa garagem, brincando…. e nem ele imaginava que seria todo esse sucesso… nada de empresários e produtores por tras… venceu pelo talento e criatividade.

10)   The Color Purple – Original Broadway Cast 2005

Se 2009 foi o ano de Seasons of  Love – RENT, em 2010 o “espaço”da Broadway foi para o show Color Purple(2005)…. Essa música tem uma das letras mais inspiradoras – uma verdadeira poesia – que eu já vi na minha vida! Obviamente todo o casting é composto por negros… Tem a dramatização e emoção que só é encotnrada nos espetáculos da Broadway. Composta pelo mago, Quincy Johnes, teve a brilhante interpretação de Jeannete Bayardelle(foto) e, em 2007, por Fantasia. A música, assim como o espetáculo foram baseados na obra de Alice Walker.

Procurem essas músicas no youtube, se quiserem eu tenho os MP3!

É isso, dúvidas, críticas e sugestões… só serão aceitas depois que ouvirem as músicas! Ai a gente conversa!!!!!

Forte Abraço e Feliz 2011

Anúncios

Sobre Renato Lima

Jornalista, psicólogo, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 31/12/2010, em Cult & Filmes e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Talvez seja o mal dos brasileiros aplaudirem a música estrangeira. Se, talvez nós valorizássemos a nossa música, os nossos músicos poderiam melhorar? Sem fazer apologia a música estrangeira, eu também não gosto muito do que ouço, hoje, no Brasil. Já fomos melhores.
    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: