Portugal – EuroTrip (resumo mochilão 1)

De volta ao meu Brasil brasileiro, ainda sentindo no corpo reflexos de 5 horas de fuso horário e de 25 dias caregando 16 quilos de mochila nas costas…. acordanco cedo, dormindo tarde e viajando a cada 2 ou 3 dias…. Isso durante 25 dias! O resultado foi um roteiro surpreendente de 11 cidades em 7 países! Dezenas de novos amigos, centenas de experiências e incontáveis lembranças.

Portugal foi meu segundo destino na Europa e também foi uma grande surpresa! Eu cheguei em Lisboa com o preconceito brasileiro contra nossos patrícios, alimentado por Leo Huberman (A história da Riqueza do Homem).

Mas logo a imagem dos portugueses foi desmistificando as piadas que ouvimos e contamos aqui. Fato é que eles, em estado normal, são , sim, um tanto grosseiros ou rústicos – mesmo em forma de simpatia – mas logo compreendemos que é uma característica inerente. Opá!

Fiquei na casa de amigos brasileiros (Celio e Wlyana), no bairro de Benfica,  e me virei bastante a pé. “Fiz” Lisboa, Sintra e Caiscais, passando por dois lugares de tirar o fôlego – Cabo das Rocas e Boca do Inferno. Tive o privilégio de acompanhar um feriado festivo em Lisboa (Centenário da República) onde conheci um pouco mais dos costumes locais e o presidente de Portugal (Cavaco).

O vídeo abaixo é um resumo editado de algumas particularidades que vi e vivi na terrinha Além-Mar!

 

Na terra onde os homens usam camisolas, as mulheres não fazem bico e existem dois almoços! Muitas emoções me aguardavam! Em Lisboa quase todos os taxis são Mercedes, o Métro funciona bem e o ônibus vc paga se quiser (olha o pensamento brasileiro ai), por falar em ônibus, peguei lotação  – com direito a chingada do motorista nos passageiros – e até ônibus quebrado! ( nada que eu já não tenha vivido aki, rs). É possível ver claramente duas Lisboas, a histórtica e imperialista ( Belém, cidade baixa, Praça do Comércio) e a moderna e limpa (Região do Vasco da Gama, Oceanário e Parque das Nações com o teleférico). Vale a pena conhecer esses extremos! e aproveitar o melhor dos dois!

Em Sintra as ruas sinuosas da serra nos levaram até o Castelo dos Mouros, uma fortaleza construida pelos árabes que invadiram o local centenas de anos atras. Peguei chuva e tempo nublado, mas a experiência de caminhar pelas muralhas e torres de um castelo medieval foi muito interessante.

Descemos pelo litoral até Cascais, onde o clima até lembra um pouco o Brasil. Dá vontade de morar lá!  No caminho passamos pelo Cabo da Roca, lugar que inspirou Camões a escrever “Aqui o contimente acaba e o mar começa”, ousadamente eu pisei no ponto mais extremo do ocidente da Europa! É surreal!

E para encerrar fui na Boca do Inferno (mas não entrei não, kk) é uma formação rochosa naturalmente esculpida pelas ondas que formaram uma cavidade na pedra e uma caverna muito linda!

Resumo: Vale a pena incluir Portugal no roteiro Europeu. Coma o pastel de Belém, anda muito por lá… conheça o marco zero, de onde sairam as Caravelas que “descobriram” o Brasil! Discuta com os portugueses (eles vão achar que você está falando normal com eles). Mergulhe na cultura lusitana que tem muito ainda a nos oferecer! (e nos divertir também)

 

Vocabulário: bicha,  cacetinho, cajo  já são nomenclaturas batidas ….. aproveite para adicionar essas no seu dicionário luso!

Pequeno almoço = Café da manhã

Durex = camisinha (na verdade é uma marca que virou sinônimo de preservativo)

Maridelaide  = demorei duas horas para entender que a senhorinha se chamava Maria Adelaide (tente pronunciar isso em 2 segundos com o sotaque deles!)

Bico = bom …. sua imaginação vai levar até a tradução!

Bitoque = bife a cavalo

Sumo = suco de fruta (normalmente com menos doce que no Brasil)

 

Quer saber mais sobre Portugal e como foi a minha viagem? Escreva para renato.mart@gmail.com

Anúncios

Sobre Renato Lima

Jornalista, psicólogo, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 28/10/2010, em Viagem e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Amigo próximo mochilão vamos juntos hein! abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: