Waka Waka e Waving Flag – É a hora da África

Dia 11 de junho começa a Copa da Fifa 2010, na África do Sul. Duas músicas já estão gravadas (involuntáriamente) nas nossas cabeças! Waka Waka e Waving Flag deverão continuar no top list pelos próximos 40 dias. As melodias tribais com batidas animadas e envolvente, convidando o corpo para a celebração esconde letras que desmentem toda essa alegria. Eu acredito muito no poder do siginificado das palavras que saem da boca (a própria bíblia já alertava quando a isso, há milhares de anos), então tenho mania se saber aquilo que falo e canto. Por isso traduzi as letras dessas duas músicas e acho que vale a pela compartilhar. Seguem os vídeos também! Com ou sem Waka Waka, vamos torcer pelo Hexa do Brasil!

WAKA WAKA (do it/do it – faça isto)

Esta é a Música Oficial da Copa do Mundo Africa 2010, interpretada pela cantora colombiana Shakira.  A letra trás algumas palavras em dialetos africanos e celebra a “hora da Africa”, onde o mundo volta os olhos para aquele país.

Você é um bom soldado, Escolhendo suas batalhas
Se coloca pra cima, E a poeira fora de si mesmo, E de volta na sela

Você está na linha da frente, Toda a gente está assistindo
Você sabe que é grave, Estamos nos aproximando, Isto não é mais

A pressão está sobre, Você sente isso, Mas você tem tudo isso, Acredite

Quando você se levantar, Oh oh …
E se você cair levante-se, Oh oh …

Mina Tsamina, Zangalewa
Porque esta é a África

Tsamina eh eh mina, Waka Waka eh eh

Tsamina mina Zangalewa
aa ANAWA, Desta vez para a África

Ouça o seu deus

Este é o nosso lema, Seu tempo de brilhar, Não espere em linha
Y vamos Por Todo

Pessoas estão levantando, Suas expectativas, Vá em frente e alimentá-los
Este é o seu momento, Nenhum hesitações

Hoje é seu dia, Eu sinto isso, Você abriu o caminho, Acredite

Se você descer, Levanta-te Oh oh …,

Quando você começa para baixo, Levante-se eh eh …

WAVING FLAG

Wavin’ Flag é uma das músicas do segundo álbum do cantor Somaliano-Canadense , K’naan .  Só na primeira semana foram vendidos 15 mil cópias do disco e bem depois é que a música foi adotada como tema da Copa da Africa 2010, pela patrocinadora oficial do evento, a Coca-cola. A música já ganhou versão em espanhol e, em português, com a banda Skank. A letra não fala muito de festa, esporte ou comemoração. Pelo contrário, fala de luta, de resistência e sofrimento. Curioso né? Segue a tradução para que você saiba o que está cantando!

Quando eu ficar mais velho, vou ser mais forte
Eles vão me chamar de liberdade, assim como a bandeira
E então ele vai voltar, e depois ele vai voltar
E então ele vai voltar

Nascido em um trono, mais forte do que Roma
Mas Violent prone, zona pobres
Mas é a minha casa, tudo o que tenho conhecido
Sempre que eu tenho crescido, ruas teríamos roam
Mas, fora da escuridão, cheguei mais longe
Entre as mais duras de sobrevivência
Aprenda com essas ruas, pode ser triste
Exceto nenhuma derrota, recuo de entrega

Assim, lutando, lutando para comer e
Estamos querendo saber quando seremos livres
Assim, espera pacientemente, para aquele dia fatídico
Não é longe, então por enquanto nós dizemos

Quando eu ficar mais velho, vou ser mais forte
Eles vão me chamar de liberdade, assim como a bandeira
E então ele vai voltar, e depois ele vai voltar
E então ele vai voltar

Assim, muitas guerras, acertos de contas
Trazendo-nos promessas, deixando-nos pobres
Eu ouvi dizer, o amor é o caminho
O amor é a resposta, que é o que dizem,
Mas olha como eles nos tratam, fazem-nos crentes
Lutamos suas batalhas, então eles nos enganam
Tente controlar-nos, eles não poderiam nos segurar
Porque nós apenas seguir em frente como Buffalo Soldiers

Mas nós lutando, lutando para comer
E a gente pensando, quando seremos livres
Assim, espera pacientemente, para o dia fiéis
Não é longe, mas por agora nós dizemos

Sobre Renato Lima

Jornalista, estudante de psicologia, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 09/06/2010, em Mood e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. isso tudo sem contar nas mensagens subliminares… e em outras coisas pq na realidade o q eles querem passar nao é a letra da musica e sim algo oculto com oa propia gaga falou sobre um de seus clipes. Abraço fique na paz de Deus

  2. Com todo respeito,se vc acha que vai fazer sucesso com esse “bloguinho de segunda”,tire seu cavalinho da chuva,não é falando mal das pessoas que vc vai conseguir alguma coisa,e ainda mais falando mal da minha Shakira,eu aposto que vc deve ser fã de um dakeles cantores evangélicos e eu garanto q se vc ver alguem zombando deles na internet vc não vai gostar,e eu n vi nada de mais nas musicas,aff,vai procurar o que fazer,assim,Deus vai te abandonar!!!

Deixe um comentário

