A profissão que mais cresce no mundo!

Uma das profissões que mais cresce no mundo é a psicologia. E o que tem favorecido muito isso é o fato que as amizades estão se extinguindo. As pessoas tem que pagar um profissional para ouvi-las, para compartilhar problemas, angustias e pensamentos. Porque os “amigos” não querem mais ouvir os outros, cada um administra os próprios problemas (o que já é complicado imagine cuidar do problema alheio. Na dúvida tem sido melhor nem ouvi-lo!). Nesse caso a filosofia do “cada um no seu quadrado” tem destruído pontes e construído paredes entre os seres humanos.

A amizade está em extinção. Não o rótulo que aproxima pessoas com interesses em comum, nem o substantivo feminino usado para identificar os membros de uma tribo cosmopolita. Mas o conceito de amizade, definido gentilmente pro Houaiss como um sentimento de grande afeição, de simpatia. Interessante é que a palavra AMIZADE, deriva do Latim, amicus , que possivelmente derivou de amore  = amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas.  (nota-se que o conceito está acima de padrões sexuais e genéricos)

Na prática amizade, então, seria uma namoro sem sexo? Acho que Aristóteles tem uma definição melhor, para ele , “Amizade é uma só mente dividida em dois corpos, e uma só alma dividida entre duas pessoas.” Acho que é por isso que a bíblia afirma que “quem fez uma amigo encontrou um tesouro”.

A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Faz parte do “ser” humano a amizade! E a falta dela talvez mostre que não temos sido assim tão humanos.

Nesse mundo tão confuso e caleidoscópico, o simples virou complicado. A simplicidade da amizade absoluta chega ser difícil de compreender, talvez porque tem sido difícil vive-la. Afinal, como se compreender aquilo que não se sente?  O medo, os preconceitos, os padrões modernos e as bolhas culturais contribuem para o distanciamento do afeto pueril, sincero e  imaculado.

Talvez seja a hora de não apenas olhar em volta, nos relacionamento que temos cultivado, mas também olhar para dentro. Dentro de nós mesmos e entender a que padrões temos classificados nossos sentimentos!

P.S: Para esse post eu faço uma homenagem a Benetton que semrpe defendeu a UNITED COLORS, mesmo que para isso fosse preciso confrontar todos os preconceitos culturais. O vídeo abaixo acompanha uma música linda na voz de Cindy Lauper – True Colors.

Anúncios

Sobre Renato Lima

Jornalista, psicólogo, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 15/05/2010, em Mood e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Um grande filósofo, escritor, poeta e que por um período também foi um ministro religioso, disse certa vez: “Um amigo é alguém diante de quem eu possa pensar alto” – Ralph Waldo Emerson (1803 a 1882).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: