Alice (de Tim Burton) no País das Maravilhas

As 3 Alices: de Carroll, da Disney e de Tim Burton

Até que enfim Tim Burton colocou fim de vez nessa cafonice que é comparar filmes e livros que levam o mesmo título. Eu sempre achei ridículo comentários como: “Vou ler o livro primeiro, depois assisto o filme”, ou então “no livro não era bem assim, faltaram certas partes”. Esse povo que quer ser um Kindle-man esquece que cinema é arte e como toda arte tem poder de criação, mesmo que seja baseado em uma história literária, quando vai para as telas é algo novo, inédito (pelo menos é assim que deve ser visto, sem comparativos). Pronto falei!

Porque é assim que Burton apresenta o clássico infantil Alice no País das Maravilhas, a proposta não é ressuscitar Lewis Carroll, mas sim brincar com o imaginário coletivo. Eu assisti o filme em 3D e achei visual é superior ao de Avatar. E um monte de gente também acha o mesmo: O longa arrecadou mais de  R$ 232,6 milhões em sua estreia. O filme também ganhou o título de “maior estreia em 3D”, superando a estreia do até então campeão global em bilheterias de todos os tempos, Avatar com seus R$ 154 milhões no primeiro fim de semana em cartaz.

O filme se passa 13 anos após a história original, com Alice já com 17 anos. Interpretada pela australiana Mia Wasikowska (20 anos), a personagem Alice é uma boa coadjuvante (um pouco sem sal e inexpressiva), por ser o primeiro grande papel de Mia, foi ofuscada pelo elenco. Talvez a culpa nem seja dela, mas quem sustentou o filme com interpretação superior foi o trio: Johnny Depp como o Chapeleiro Maluco, Helena Bonham Carter como a Rainha Vermelha e Anne Hathaway como a Rainha Branca. Eles se bastaram! Mesmo assim contaram com toda fauna, flora e outros personagens inanimados cheios de graça e personalidade! O figurino está excelente! E a maquiagem a lá Cirque Du Soleil seduz o espectador e transformam os personagens!

Que os cabeçudos me perdoem, mas a zoação com o crânio avantajado da rainha vermelha é impagável! Haja predicado! Além do cabeção o nome dela é Iracibete! Putz! Além de nomes estranhos o filme apresenta um vocabulário próprio bastante interessante: Muiteza, chapelema…..

Por isso, sim, vale apena assistir o filme. Não tenha grandes expectativas para um grande filme, porque não é! Já disse e repito, o filme é altamente visual… e vale a pena se for em 3D, o roteiro é fraco, é um pouco cansativo e com muitos clichês, a trilha sonora é uma mistura das trilhas de Senhor dos Anéis e Harry Potter. Se quiser ouvir Avril Lavigne, só no final do filme quando sobem os créditos. Já o País das Maravilhas e os seus ilustres habitantes lembram muito Fantasia e os personagens da sequencia História Sem Fim (lembram?).

Voltando à parte boa do filme…. os três atores! Tem gente que critica, mas a atitude de Tim Burton de sempre trabalhar com os seus “preferidos” é a grande receita de sucesso. Johnny Depp, o chapeleiro louco é um personagem altamente complexo, assim como os tantos personagens que Tim Burton deu ao ator como: Edward Mãos de Tesoura, Sweeney Todd, Willy Wonk, Ed Wood, e Ichabod, da lenda do cavaleiro sem cabeça. Somente Tim Burton consegue deixar Depp sem parecer galã! E isso é ótimo porque ele tem que se virar com o talento, sem a beleza!!!!

Já a atriz Helena Bonham (atual esposa de Tim Burton), faz a vilã mais histérica que a psicanálise poderia conceituar! Como rainha vermelha ela é excêntrica, intensa e irritantemente admirável! Helena também é queridinha de Burton para seus filmes como Sweeney Todd, A Noiva Cadaver, Peixe Grande além de O Exterminador do Futuro e quase todos os Harry Potter!

Tomara que Anne Hathaway ingresse no top list de Burton, foi muito bem como rainha branca, deixando de vez o estigma de O Diabo Veste Prada! Parecia uma boneca, ótimo controle corporal!

É isso!

“Todos os dias pense em seis coisas impossível antes do café da manhã. Porque as melhores pessoas são um pouco loucas”. (Alice)

Anúncios

Sobre Renato Lima

Jornalista, psicólogo, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 24/04/2010, em Cult & Filmes. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. amuuuuuuuuei o fiiiilme

  2. eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiio filme

  3. amei o filme!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: