Sortudos X Esforçados

Pra mim só existem dois tipos de pessoas. As sortudas e as esforçadas. Eu venho amadurecendo essa opinião com situações empíricas, mesmo diante de uma sociedade plural, eclética e diversificada, vejo que todos se enquadram nessa dualidade. Marx já tinha dividido a sociedade em apenas duas classes quem manda e quem obedece, de lá pra cá… nada mudou.

Por isso ainda acredito na dualidade: Sortudos X Esforçados.

Veja bem,  o cidadão que nasce pobre, feio e burro…. tem que se matar na escola, e ainda estudar em casa para contrariar a genética, tem que trabalhar duro, suando e recebendo ordem de todo mundo para mudar seu presente e, já o futuro é sempre incerto….

Enquanto o esforçado vive um gerúndio que nunca chega ao fim, o sortudo é aquela pessoa que sai de casa para ir à padaria e no caminho encontra um desses “caça-talentos”  e terá sua vida mudada (pra melhor, é claro) em instantes!

Acho que ainda não consegui me expressar bem.

A ideia (sem acento) aqui não é discutir quem nasceu virado pra lua…. tem gente que nasceu bonito e outros que gastam fortunas comprando todo o catálogo da Natura e Avon  juntos e não conseguem se livrar das espinhas, nem deixar os cabelos lisos e sedosos. Isso sim é uma questão de pele! Discutir isso seria voltar à seleção natural das espécies, passando pelo arianismo de Hitler.

O que eu estou abordando é que em uma situação normal…. pense na sua família, amigos, sala de aula, no trabalho, enfim…. em qualquer círculo de relacionamento você sempre irá se deparar com essa situação e encontrar esse tipo de pessoa: Esforçado e Sortudo.

Olhe em volta, sempre existe aquela pessoa que rala, mas rala muito, que tudo o que conseguiu foi com muito esforço, onde as palavras de ordem são: insistência, persistência, abnegação, disciplina e sacrifício…. A estes nominam-se Esforçados…. em muitos casos o esforço é sempre maior que a conquista.

Já  outras pessoas (que também obtém conquistas)tem um estilo de vida mais relaxado, com menos cicatrizes e calos. Pessoas que por destino, sorte, ou seja o que for, estão no lugar certo e na hora certa (muitas vezes nem sabem como chegaram lá, mas são abençoadas por êxitos inesperados).  Muito prazer, estes são os Sortudos.

Situação 1 – no Esporte, sempre tem o cara que vai em todos os treinos, não burla um exercício físico (inclusive os abdominais), tem bom comportamento nos jogos, obedece ao técnico e mesmo assim … o máximo que conseguirá ser é um titular raso, enquanto tem o malandrão que falta ao treino, é displicente e vira o artilheiro! Anos depois os dois podem até jogar no exterior…. e ganhar salários iguais, mas porque essa diferença na trajetória?

Situação 2 – vc vive fazendo regime pra se manter na linha, corta carboidratos, só toma coca zero (contra a sua vontade), se obriga a fazer exercícios todos os dias e sua amiga magra e bonita, se afoga numa porção de batata frita com Milk shake do Bob´s, cujo único exercício que faz é o circuito do shopping e levantamento de sacolas!

Tem também o tipo que sempre falta as aulas, não estuda e vai bem nas provas, enquanto o esforçado se mata de estudar e fazer resenhas; a pessoa que surge do nada e rouba seu posto de trabalho, enquanto você sempre cumpriu a missão, visão e valores da empresa.

Sinceramente ainda não cheguei a uma explicação para causa, origem, ou o que define quem é quem nessa história, mas que o fato existe, isso é inegável! Para os sortudos a vida parece sempre mais fácil do que para os esforçados. E no final das contas, é assim!

Shit!

Anúncios

Sobre Renato Lima

Jornalista, psicólogo, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 06/04/2010, em Mood e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: