Agora, o filme das Convicções!

Proibido na Itália, censurado nos EUA, sem previsão de chegar no Brasil. Este é o impacto internacional de um dos filmes que me emocionou muito e me deixou “ruminando” um dia inteiro para digerir intelectualmente os conceitos deste ilustre representante da sétima arte. O filme Ágora (2009) é a mais nova obra do cineasta Alejandro Amenábar (Oscar de melhor filme estrangeiro com Mar Adentro/2004 e diretor de Os Outros/2001)

Agora é um filme de drama espanhol histórico, dirigido e escrito por Amenábar, e estrelado por Rachel Weisz (Oscar por Jardineiro Fiel/2005, atuou também em Constantine/2005 e A Múmia) e Max Minghella (guarde esse nome ainda dará muito o que falar)

Agora foi o filme de maior bilheteria da Espanha em 2009, ganhando mais de 10,3 milhões dólares dentro de quatro dias de seu lançamento em 9 de outubro. O filme O filme arrecadou cerca de US $ 35 milhões até 1 de fevereiro de 2010.

O filme conta a história da filósofa grega Hypatia (Rachel). O cenário é a famosa biblioteca de Alexandria, no Egito-romano. Amenábar reúne conflitos históricos, políticos, religiosos e culturais, com precisão cirúrgica, sensibilidade helênica e romantismo literário. (tanto é que o trailer oficial foi editado sem nenhuma fala, apenas BG e imagens – o que não mostra quão bom é o filme, infelizmente).

Ele consegue ser profundo e imparcial, mostrando todos os vértices em questão: a filosofia e ciência grega, a política romana, o avanço do cristianismo, os judeus ortodoxos e as linhas mais radicais de religiosos.

O mais interessante é que não importa qual “lado”, ou melhor, qual grupo o espectador escolh

a “torcer”, existe emcomum uma característica entre todos esses protagonistas, que é a Convicção!

Não estou falando de opinião, achismo, crença, posição, nada que possa ser flexível! Estou falando de convicção algo que vem de dentro e toma você por completo, convicção é mais do que o que você acredita, é o que você é! A convicção pode até te fazer ser resiliente, ou seja, como um bambu soprado pelo vento, pode se curvar para os lados, mas passada a tempestade ele retorna na sua posição ereta como de antes.

O Trio: Minghella, Amenábar e Rachel

É a convicção que diferencia pessoas e pessoas… absoluta por natureza, a convicção levou muitos à morte, como os mártires, e tantos outros leais e fiéis, mas a falta dela também mata. Foi o caso de Eva, lá no Éden, ela não tinha convicção sobre quem ela era, sobre qual era a pos

ição dela naquele jardim, e morreu. Então a diferença já não é mais viver ou morrer, mas é como se vive.

Eu decido viver por e pelas minhas convicções. Nada e ninguém pode mudar isso, por que eu decidi. Não tem volta. Não é mais uma questão de certo e errado, de estar dentro dos padrões ou não, de seguir a moda, de ser flexível. Eu sei quem eu sou, de onde vim e para onde vou. Se alguém quer falar o contrário, chegou tarde!

Que Deus te ajude a encontrar suas convicções

Assista o Trailer do Filme : Agora – Alejandro Amenábar

P.S: Eu baixei o filme com legenda em portugues no site www.filmescomlegenda.net

Anúncios

Sobre Renato Lima

Jornalista, psicólogo, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 22/03/2010, em Cult & Filmes e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. “Se um homem não descobriu algo por que morrer, ele não está preparado para viver.” MARTIN LUTHER KING

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: