Sherlock Boring

O filme mais chato dos últimos tempos!  Nem Robert Downey Jr., nem Jude Law conseguem  segurar a onda! Galera, sem ser dramático,  o filme é cansativo, monótono, sem emoção, sem um grande texto, sem exigir muito dos atores, enfim… sem exigir nada dos espectadores. (Talvez esse seja o maior erro do filme).

Se você espera ouvir da boca de Holmes a célebre frase “Elementar meu caro Watson”, esqueça! O personagem é mais uma versão bem dotada de Inspetor Bugiganga, só que mais atrapalhado, tarado e desequilibrado (aliás, a estrutura psicológica de Holmes é o que salva o personagem, os contrastes  e as debilidades desse anti-herói sem super-poderes).

Sobretudo, o conflito da separação de Watson (o superego de Holmes), que irá se casar e mudar de casa.

O chavão de Sherlock Holmes no longa é: Of course it is. The question is…”

O melhor personagem do filme, sem dúvidas é o Gladstone, o Buldog Inglês , de propriedade  dos dois amigos, que interpreta com perfeição cenas difíceis como ser cobaia de Holmes, reagindo como um humano  quando toma veneno e poção paralisante.

Quer ver como provar tudo isso de maneira simples? Segue agora um breve relato comportamental ocorrido no Cinemark durante as 2 horas de filme.

Na verdade é só prestar atenção aos “sinais”... eles falam por si! Logo na compra do ingresso, me surpreendeu saber que 20 minutos antes de começar o filme (no dia de estréia) ainda tinha ingresso à venda! (Avatar eu perdi duas sessões por lotação antecipada).

A primeira hora de filme não superam as expectativas.  O filme mostra que veio substituir sucessos como  Irmãos Grimm, Bater ou Correr e Hora do Rush, porém com os tons de cinza parecem inspirados em Sin City. A fórmula é a mesma uma dupla dormada por contrastes, de humor e habilidades, com boa dose de charme e humor, no meio de tudo isso existe o fator sorte e uma mulher sensual! (sucesso para um blockbuster)

Durante o filme eu me pego por três vezes checando o celular, vejo as horas, escrevo mensagense quando volto pra tela, nada de novidade.  Tédio durante o filme, mais um sinal!

Já na metade do filme o cara do meu lado me chama a atenção com um alto e profundo ronco, aquele que começa pelo nariz e termina na garganta! Sono profundo durante o filme, outro sinal!

Faltando meia hora para acabar o filme algumas pessoas já se levantam e saem do cinema, ao todo foram sete! Quatro mulheres e três homens.  Abandono da sala durante o filme, sinal explicito de “tenho algo melhor para fazer”.

Só posso encontrar uma explicação para isso: A culpa é daMadonna! A separação e os músculos e olhos azuis do Jesus Luz devem (com certeza) ter afetado o a produtividade de Guy Ritchie!(diretor do filme). Lamentável!

E porque eu fiquei até o final do filme, bom… três argumentos me seguraram na cadeira, e certamente não foi a desenvoltura de Downey Jr.

1 – Minha acompanhante, Janini. Tinhamos combinado de ir ao cine então não seria educado cancelar o programa antes do fim.

2 – Meu blog. Precisava de mais argumentos para construir este post. Se perdese um final surpreendente (coisa que não aconteceu) não me perdoaria

3 – Tinha pago meia entrada, então o pequeno prejuízo não foi tão frustrante.

Você discorda? Vamos para o fight! Mas traga bons argumentos, porque eu ainda tenho bala na agulha!

Sobre Renato Lima

Jornalista, estudante de psicologia, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 11/01/2010, em Cult & Filmes. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Se fizerem uma pesquisa mtos poucos saberão de fato quem é Sherlock Holmes. Ao menos, uma coisa temos que concordar, Guy Ritchie quis repaginar Holmes tranformando-o num aventureiro sem limites (visando uma possivel franquia, claro). Tudo isso para trazer um público jovem ao seu encalço. O que dá para perceber é que downey manteve o personagem canastrão tony stark de iron man neste holmes. Os saudosistas dos filmes clássicas, juntamente da geração que viu ‘O Enigma da Piramide’ (produção de spielberg) sentirão um vazio tremendo. Mas como o filme é para a molecada, talvez o publico aprove.

Deixe um comentário

