Você colhe o que você não planta!

Qual mãe ou avó nunca colocou a mão na cintura olhou pra você e disse um dos mais tradicionais clichês:  “Cada um colhe o que planta”.  Longe de mim querer destruir anos de sabedoria popular repassada de geração em geração sem ao menos meditar semanticamente na afirmativa.

Fato é que cada um colhe o que planta, mas também colhe o que não planta!  Não está concordando?

Vejamos…. Em Mateus 13 diz que o Semeador saiu a semear….  na agricultura a fómula: solo+ semente+água= boa colheita!  Ou seja, o resultado da colheita é resultado de uma semeadura.  Porém, nessa matemática, o produto do inverso não será zero. Sem semear boas sementes também haverá colheita!

Agora eu te convenço! Quando digo que todos colhemos, o que plantamos e o que não plantamos faz da colheita ser uma ação involuntária. Oras, todos nós somos como um solo, uns mais férteis outros menos, mas a verdade é que sempre estamos abertos para receber sementes.. (leia-se informações, opiniões, crenças, etc…) Sendo assim, se você não semear….  alguém irá semear (pode ser o vento ou pássaros) Não há como o solo ficar vazio.

As pessoas tem a falsa idéia de que o deserto é a síntese do vazio… representa o nada… Porém não é bem assim, o deserto está cheio de areia, calor, vento, solidão…. (a idéia do vazio é um tanto complexa, afinal um copo sem água está cheio de ar!)

Enfim, usamos o vazio como uma cômoda desculpa quando não semeamos a boa semente.  Mas a questão é que se não semearmos, alguém irá semear…. Voltando à agricultura…. quando o solo fica parado, ervas daninhas e pragas crescem e tomam todo o “vazio”, crescem e multiplicam-se. E agora? Você terá que colher! Mesmo sem ter plantado!

Sendo assim…. decida sempre plantar e plantar boas sementes!

tenha uma boa colheita!

Anúncios

Sobre Renato Lima

Jornalista, estudante de psicologia, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 09/12/2009, em Mood. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Nunca tinha parado pra pensar por esse ângulo… Mas concordo com vc! Tem gente q prefere se esconder, ficar em cima do muro, na moita, omisso, achando q agindo assim vai sempre se livrar de possíveis problemas e agradar a todos. O q essas pessoas não percebem é que, de uma forma ou de outra, acabarão colhendo os resultados da sua própria apatia, inércia e omissão. E o q é pior: por covardia colherão frutos ruins sem nem ao menos terem desfrutado do sabor de tentar colher bons frutos.

  2. Não minto quando digo que já pensei nisso por inúmeras vezes. Não exagero, quando acrescento que penso nisso ao menos uma vez por semana ou, várias vezes em um mesmo dia. A verdade, absoluta, é que o vazio sempre será preenchido. Nossas omissões também constituem sementes. A razão de pensar nisso é porque por muitos momentos fui surpreendida por situações ou melhor, fui “abalroada” por elas, frutos de sementes as quais não plantei. Contudo, pude perceber que alguém as plantara em algum momento da vida e, como a proporção da colheita é numa razão do tipo: 1(semente) para 100 (colheita), que é ainda acrescida do efeito ação e reação, acabei sendo por elas atingida. Injusto? Não sei se é. Mas, desconfortável… ah, sim, é muito desconfortável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: