2012 – Não o fim da humanidade, mas do humanismo!

poster-filme-2012-rioEu e mais metade da cidade fomos ver  a estréia do tão esperado filme do diretor Roland Emmerich [o cara gosta mesmo do tema, haja vista O dia Depois de Amanhã e Independence Day – ambos também dirigidos por ele] Mas não estou a fim de ficar reproduzindo a Sinopse do filme, para isso existem muitos sites que só fazem isso…. Prefiro escrever o que com certeza esses sites não vão falar!

Como estava dizendo…. há tempos não via o Cinemark tão cheio assim… fila para comprar, fila para entrar, fila para sair, filar para a pipoca, fila para o banheiro, fila… e mais fila… Eu estava quase me convencendo que só dava dinheiro fazer filme de livros como (J.K Holing e Stephanie Meyer… ah, claro, os HQ também….) Mas Hollywood parece ter voltado aos trilhos, só neste fim de semana 2012 rendeu 225 milhões de dólares na estréia em quase 130 países! (bom para a Columbia)

FRUSTRAÇÃO: Para quem assistiu o documentário 2012 pelo History Channel, se frustrou com o filme que não teve nada de escatolólógico (gostaram do trocadilho, né?!) e pouca referência às questões culturais e religiosas que envolvem a data. O fim do mundo no filme poderia ser em qualquer data… achei que no filme perdeu um pouco, na verdade muito, do valor “2012”… se fosse em 2013 daria na mesma!

PONTOS ALTOS: No fundo eu ainda acho que o filme tem um dedinho do Spielberg… Os efeitos especiais são muito bons… O Luciano Huck chamou o filme de categoria “sessão da tarde”.. Eu acho que está mais para Tela Quente. Muitos efeitos visuais e computação, quase dá para a creditar que é possível a Crosta da Terra se mover e acontecer o que mjohn cusacostra no filme. Ah, vale destacar que Brasil, China e índia estão na moda (Glória Perez acertou em cheio)!

O Jonh Cusack está demais… Ele faz o papel do anti herói, com maestria… A cara de tonto…. escritor frustrado, tem um sub-emprego como choffer, perdeu a familia, é odiado pelo filho, tem inveja do cara que faz a ex-mulher dele feliz… De repente sai da bolha do marasmo e fracassos e como um super-herói demonstra habilidade Nascar ao volante, estratégias surrerais além de coragem, inteligência, autruísmo, enfim…. o cara se transforma, e sem capa vermelha! Acreditem, para que ele seja completamente feliz no fim do filme o diretor mata até o atual marido da ex-esposa do personagem de Cusack! Ridículo né… o cara não faz mal para ninguém o filme todo… pilota um monomotor e um jumbo salvando todo mundo e depois morre no final, só para liberar caminho para a reestruturação familiar!

MORAL DA HISTÓRIA: quase no fim do filme é revelado a grande mensagem de 2012 (do filme, tá, não pense em comparar com a mensagem do conceito apocaliptico) Na verdade o filme mostra que as placas tectônicas podem se mover, parte do mundo pode ser engolida por tsunames, tudo pode desmoronar, enfim… o mundo pode acabar, mas as relações humanas não! É como se até fosse permitido acabar a humanidade, mas não o humanismo. Vale até uma reflexã,  porque o filme só acelera algo que já está acontecendo. O mundo vem sendo destruido gradativamente…. e com ele a sociedade também está ruindo. É como um alerta! Não deixe que amor acabe, que a familia seja destruída…. E no final? Todos vivem felizes para sempre! (tah bom … em um mundo de 6 bilhões de pessoas, quase todos!)

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Renato Lima

Jornalista, psicólogo, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 16/11/2009, em Cult & Filmes. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Roland Emmerich é um diretor puramente de blockbuster. Em seu currículo filmes como ‘Independency Day’, ‘O Dia Depois do Amanhã’, ‘Godzilla’, ‘10.000 AC’ nao mentem, Emmerich quer ação. Isso não é necessariamente uma crítica, afinal cinema é um diversidade de temas e gostos. Portanto, esperar que ‘2012’ seja um instrumento de reflexão sobre os ideais maias é pedir um pouco demais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: