Bastardos Inglórios e a volta do cinema Arte

bastardos-cartaz-350-divCerta vez eu ouvi que o Cinema era considerado a Sétima Arte. E não sei porque, mas há algum tempo parei de ouvir essa máxima. Coincidentemente, nesse mesmo espaço de tempo Hollywood tenha apostado em fórmulas mais comerciais, como o resgate dos HQ, roteiros superficiais, formatos clichês….  E, quando o cinema estava quase fadado a uma sala escura para dar bons amassos adolescentes….. Eis que ressurge Quentin Tarantino…. no próprio estilo de ser, criar e filmografar.

Em sua mais nova “obra”, Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds/2009), Tarantino consegue ser ele mesmo, sem ser redundante ou previsível!

Para quem já assistiu e os que “ainda” não, o roteiro é uma releitura da Segunda Guerra Mundial, no momento em que os Nazistas ocupam a França. Nesse prisma, Quarantino difunde o fato entre as verdades dos Judeus, Americanos, Franceses e Alemães. Ai entra a genialidade de alguém que ainda trata o Cinema como Arte.  Tarantino pega um fato real, até histórico e público como uma Guerra Mundial  e transforma em obra de arte. Faz o que muitos de nós gostaríamos de ter feito… Zuado com os Nazistas, Defendido os Judeus, Criticado os Americanos… Tudo isso sem apreocupação de retratar o fato hitórico, mas de fazer um filme… “uma forma de expressão de idéias e opiniões em imagem e som”.. e isso Tarantino faz muito bem! (imagine Hitler como um mero coadjuvante!)

Fiz uma busca sobre o que já foi falado sobre o Bastardos Inglórios e achei a seguinte opinião no fórum do site: http://www.interfilmes.com/filme_v1_21397_Bastardos.Inglorios.html#Elenco

Pior filme que vi na minha vida! Sonoplastia horrível; Monótono; Brad Pitt é um ÓTIMO ator e teve uma atuação péssima no filme, voz forçada e com umas caras de careta; Filme nada com nada. Tinha tudo para ser um bom filme, a sinopse é boa e bastante convidativa, só que o filme foge completamente do contexto… Um filme de guerra que fica cômico. Horrível, não indico para ninguém. Raíssa, 24 anos.

É interessante esse tipo de comentário porque tudo o que a Raíssa criticou, foi colocado propositalmente pelo diretor. Para cada esteriótipo houve um propósito. Pena que existem muitas Raíssas por ai. Mesmo assim.. Tarantino sai vitorioso porque as pessoas deixam as salas escuras com essas imagens na cabeça, ainda que sem compreende-las bem…. E é dessa mesma forma que as vezes deixamos as salas de museus e galerias de arte…. Nem sempre compreendemos o que o artista quis dizer com determinado quadro ou escultura…. Mas algo dentro de nós muda depois de analisarmos tal obra. Viva o retorno do cinema arte!

POR MENORES:inglourious-basterds-poster-melanie-laurent

MEDALHA DE OURO – Christoph Waltz, no papel do Coronel Hans Landa – Show de interpretação, banho de ironia, sarcasmo e psicopatia. Ele é responsável pelos pícos de raiva que a plateia sente! Um personagem muito bem construído, enriquecido pelos detalhes turvos como o conflito sexual e pessoal dele no final do filme. Os diálogos dele com os outros atores são memoráveis!

MEDALHA DE PRATA – Brad Pit, Tenente Aldo Raine – Responsável pelo cômico/bronco do filme. Brad encarna o típico Red Neck americano, o sotaque e as expressões faciais do personagem são excelentes! É a cereja do bolo! A crítica de Tarantino à falsa supremacia americana é sutil e ácida ao colocar um filho do Tio Sam que não sabe falar nenhum outro idioma.

MEDALHA DE BRONZE – mas com valor de prata… Guarde esse nome Mélanie Laurent, que fez a judia  Shosanna Dreyfus, linda, loira, com olhos penetrantes, corpão e super atriz…. Conseguiu expressar todo o ódio pelos nazistas e o desejo de vingança sem perder o charme e a vitalidade.

Vale elogiar a atuação dos atores não-Hollywoodianos, foi um show de profissionalismo! Pena que em breve terão que se render a personagens comerciais.

MELHOR CENA Difícil…. o Capítulo 1 inteiro tem uma fotografia linda com ângulos de câmera memoráveis, quase poético, incluindo o fuzilamento dos judeus no basement.  Mas a cena que mais me marcou foi o incêndio do cinema, mas precisamente a montanha de filme de nitrato sendo acesa por um negro e na sequência a imagem do filme sendo projetado na fumaça do incêncio, enquanto os alemãos eram queimados e fuzilados por judeus. Uma obra prima!
PIOR CENA – Na verdade são duas… não ter seguranças no saguão do cinema, nem do lado de fora. Ora, Hitler e toda a cúpula da SS (os mais odiados do mundo)  estavam no lançamento do filme e ninguém para fazer a segurança do prédio ? (foi mal essa hein…. mas passa). Agora… o Galãzinho leva três tiros pelas costas, cai como morto, depois saca uma pistola que ninguém tinha visto antes e consegue dar 5 tiros seguidos na Shosanna e após o último tiro desfalece imediatamente como os carrochos fingem de morto?!!?! …. Não colou não!

TRILHA SONORA – é uma obra à parte. Uma salada de gêneros e estilos que muitas vezes são inerentes ao filme, mas ao mesmo tempo tem tudo a ver. Sei lá como Tarantino consegue fazer isso. Ele usa o Clichê de uma forma tão original!

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

tarantino

Quentin Tarantino

Título no Brasil: Bastardos Inglórios
Título Original: Inglourious Basterds
País de Origem: EUA / Alemanha
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 153 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Estréia no Brasil: 09/10/2009
Site Oficial: http://www.inglouriousbasterds-movi e.com
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures do Brasil
Direção: Quentin Tarantino

ALGUNS OUTROS FILMES DE TARANTINO:

Resumindo assista o filme antes dele ir parar naquelas piscinas das Lojas Americanas!

Anúncios

Sobre Renato Lima

Jornalista, estudante de psicologia, mochileiro e observador de comportamento.

Publicado em 30/10/2009, em Cult & Filmes. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Meu olhar: uma das cenas q vc criticou acho é o estilo Tarantino de ser… Pode reparar em filmes dele sempre há uma cena dessas. =) Cena: “depois saca uma pistola que ninguém tinha visto antes e consegue dar 5 tiros seguidos na Shosanna e após o último tiro desfalece imediatamente como os carrochos fingem de morto?!!?! …. Não colou não!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: